terça-feira, 24 de junho de 2008

Biodiversidade aquatica e sua ameaça de estinção


Significado:O adjectivo aquático qualifica coisas ou ações que se desenvolvem na água - plantas aquáticas, animais aquáticos, ambiente aquático, desportos aquáticos, etc.

A vida surgiu no mar há cerca de 3,5 bilhões de anos e no mar encontramos ainda hoje as formas de vida mais diversificadas e inusitadas. Desde as bactérias às baleias, raros são os grandes grupos de organismos que não têm algum representante marinho.

Em ambientes marinhos, que por serem de acesso mais difícil que os terrestres possuem vastas regiões ainda inexploradas, as surpresas com novas espécies são grandes. No ano de 1900, por exemplo, foram encontrados ao largo da Indonésia alguns animais de águas profundas que não se encaixavam em nenhuma forma zoológica até então conhecida.

E ainda mais recentemente, em 1977, ao vasculhar o assoalho submarino, foram descobertos não apenas novos organismos, mas um ecossistema inteiro com características quase alienígenas, vivendo em escuridão quase total (só não podemos dizer total porque vez ou outra faísca uma luz tênue dos animais bioluminescentes).



Ameaças

Os corais estão presentes em várias regiões de águas profundas, tanto em regiões tropicais quanto em temperadas. Estão principalmente em montes submarinos e nas encostas das plataformas continentais - áreas muito visadas pela indústria da pesca.



A biodiversidade marinha tem no homem e no clima duas sérias ameaças. Nesse sentido, a Unesco lançou o Programa Patrimônio Marinho, que busca fazer de regiões importantes em termos de vida marítima Patrimônios Naturais da Humanidade

Os oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra. Maior espaço habitável do planeta, eles concentram a maioria dos seres vivos e da biodiversidade. Como se não bastasse, essas imensas massas de água salgada desempenham um papel essencial nos sistemas que garantem a vida e respondem pela manutenção a longo prazo da estabilidade ambiental do planeta.
O meio ambiente marinho, porém, encontra-se cada vez mais ameaçado. Hoje, restam pouquíssimas áreas que ainda não sofreram algum tipo de interferência poluidora por parte do homem. Menos de 0,5% dos litorais oceânicos e demais áreas marítimas se beneficia de alguma forma de preservação ambiental, e em apenas 0,01% dessas áreas as atividades predatórias são estritamente proibidas. Além disso, o avanço rápido do aquecimento global pode colocar em risco diversas áreas costeiras e, sobretudo, os bancos de corais: eles estão embranquecendo devido ao aumento da temperatura das águas, e esse é apenas um dos sintomas do impacto causado.



Nenhum comentário: